sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vaticano do Ceará: família recebe “homenagem papal”

O Ceará é conhecido nacionalmente por sua ligação com a religiosidade cristã, mas em Solonópole, no interior do estado, a situação se torna ainda mais curiosa. Uma família extremamente católica foi conhecida por homenagear as maiores figuras do cristianismo: os papas. Dos cinco irmãos, apenas um não recebeu a homenagem, mas o destino também trouxe uma surpresa a ele. A casa onde eles moravam foi inclusive nomeada como Vaticano Sul.
Ivon, o irmão mais velho, explica que os pais, José Furtado e Iara Maranhão, decidiram homenagear uma tia, que tinha falecido pouco tempo antes dele nascer. Já os outros receberiam nomes de papados. Pacelli era o nome do Papa Pio XII, Roncalli do Papa João XXIII, Montini do Papa Paulo VI e Pecci do Papa Leão XIII.
A segunda geração da família já recebeu alguns traços da tradição, mas não pretendem passar adiante, já que os nomes são bem diferentes. Roncalli explica que ainda hoje esses nomes são um pouco problemáticos. “Quando eu atendo o telefone prefiro dizer logo que meu nome é Maranhão”, comenta com humor.
A surpresa veio com a ascensão de Mario Bergoglio, o atual Papa Francisco, que é o primeiro nome de Ivon. Portanto, agora os cinco irmãos tem nomes papais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário